PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA – O CAMINHO DA MUDANÇA

null

Como construir uma sociedade livre e que garanta os direitos sociais e políticos do cidadão? Para responder à questão, devemos pensar que isso só é possível em uma sociedade democrática, na qual o cidadão participe plenamente das decisões políticas e tenha acesso aos bens produzidos por essa sociedade.

Quando falamos sobre direitos humanos e cidadania, devemos refletir sobre dois momentos de ruptura na historia do Brasil contemporâneo: a suspensão do direito político na ditadura militar pós – 1964 e a posterior reconquista das liberdades democráticas, momento nos quais os brasileiros foram impedidos de exercerem um de seus principais direitos como cidadãos: o voto.

A garantia de direitos individuais e sociais e a participação política são processos em desenvolvimento, ou seja, não possuem um modelo pronto e acabado a ser simplesmente seguido. A construção de uma sociedade democrática se dá a partir das próprias experiências vividas pelos sujeitos históricos, que na resistência à dominação encontram diferentes formas de participação popular.

Dessa forma vêm-nos à mente algumas questões: Todos são cidadãos? O que devemos fazer para que todos os brasileiros tenham participação efetiva na conquista da cidadania plena?

A resposta é simples: resta-nos o caminho da participação e da conscientização política, da opinião crítica e da reivindicação permanente.

 

Bruna Andrade

 

bruna-ro@hotmail.com

atriz / ELETRÔ

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s