CIDADANIA

Meditemos um pouco sobre o conceito de cidadania, este que teve seu berço na antiguidade, em Atenas. Naquele contexto, os cidadãos eram os que podiam opinar sobre os rumos da Pólis (cidades-estado na Grécia antiga). Porém, as exigências para ser um cidadão naquela época eram muito maiores, sendo que poucos tinham a honra de sê-lo. Mas e hoje? Cidadania é apenas ter o direito de participar das decisões públicas?

Desde que o homem surgiu sobre a face da terra, fez-se necessária a vivência em comunidade, a constituição de uma sociedade, pois de fato, um homem solitário não conseguiria suprir todas as suas necessidades diante das dificuldades impostas pela natureza. A partir do momento em que o homem se alia a outro, para o bem de ambos, nasce o contrato social. Uma espécie de trato, que deve ser respeitado por todos os participantes para que essa sociedade se mantenha válida e justificável. Trocando em miúdos, cada indivíduo tem um conjunto de deveres a cumprir para que possa também exigir seus direitos dentro dessa comunidade.

Esta gama de direitos e deveres, nada mais é que a atual idéia de cidadania, que hoje, além de ser dada a, teoricamente, todas as pessoas, abrange muito mais valores do que os gregos atribuíam a ela. Ser um bom cidadão, atualmente, é comportar-se de maneira adequada no trânsito, entre seus vizinhos, no transporte público, no que tange o respeito aos mais velhos, e também, claro, exercendo seu direito ao voto.

Então, temos a antiga idéia do contrato-social com uma roupagem um pouco mais moderna, que atenda às necessidades de nossa sociedade contemporânea.

Podemos concluir, então, que ser cidadão não é apenas ir às urnas em épocas de eleição, e sim, alinhar-se ao coletivo, pensar como membro de um corpo social. É o que podemos fazer para tornar nossa sociedade (ao menos um pouco) mais justa.

Lucas Caldeira, de SJRP, estuda Letras na USP

lucaseumesmo@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s