POLÍTICA68

janeiro – O PC do B tem pelo menos sete militantes no Araguaia

março – A ALN explode uma bomba no consulado dos EUA em SP, com um ferido grave. Um PM mata o estudante Edson Luís de Lima Souto, no Rio. Sucedem-se protestos.

abril – Greve de Contagem (MG)

maio – Greve em São Bernardo do Campo. O governador paulista Abreu Sodré é apedrejado num comício articulado com o PCB. Greve de Osasco(SP).

junho – Passeata dos cem mil. A VPR explode uma bomba no QG do II Exército. Mata um soldado.

julho – Começam os atentados a teatros. A Colina mata no Rio o major alemão Edward Von Westernhagen. O General Médici, comandante do III Exército, pede o estado de sítio. Nova greve em Osasco, na Cobrasma. Depredado o teatro paulista onde se encenava Roda-Viva. Os atores são espancados.

agosto – A ALN assalta o trem pagador da Santos-Jundiaí.

setembro – Diante das notícias de torturas, o deputado Márcio Moreira Alves discursa na Câmara e pergunta “Quando o Exército não será um valhacouto de torturadores?”.

outubro – Presos 920 estudantes em Ibiúna, onde se realizava o Congresso da UNE. Um comando do VPR mata em São Paulo o capitão americano Charles Chabdler. Oficiais ligados ao CIE explodem uma bomba na Editora Civilização Brasileira.

dezembro – Destruído o Teatro Opinião. A Câmara nega a licença para que o governo processo Márcio Moreira Alves. BAIXADO O AI-5. A impresa é censurada. Centenas de pessoas são presas, inclusive JK, Lacerda, Caetano Veloso e Gilberto GIL.

O ano termina com 85 denúncias de tortura. Morreram 12 manifestantes nas ruas, e o terrorismo matou seis militares e dois civis.

Deram-se pelo menos 21 assaltos a bancos (por motivação política).

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s